Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oposição síria pede que povo aproveite cessar-fogo e proteste

Cairo, 12 abr (EFE).- Aproveitando a entrada em vigor do cessar-fogo, o Conselho Nacional Sírio (CNS), a principal formação opositora, fez nesta quinta-feira uma chamada para que os cidadãos saiam às ruas e se manifestem pacificamente.

O dirigente do CNS Mulhem al-Derubi disse à Agência Efe que sua organização sairá ao lado do povo sírio para protestar, ‘porque é um direito’ que todos têm.

Por enquanto, a situação está tranquila na Síria depois de o cessar-fogo ter entrado em vigor às 6h locais (0h de Brasília), respeitando o plano do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan.

Derubi confirmou que ‘até agora há um cessar-fogo em todo o país e há uma calma aparente, mas as forças do regime, seus carros de combate e os franco-atiradores seguem posicionados’.

O líder opositor acrescentou que o CNS espera que o presidente ‘Bashar al-Assad aplique todos os pontos do plano de Annan, que inclui a libertação de detidos e depois passa por uma solução política’.

‘O cessar-fogo é algo bom, mas não é um fim em si mesmo. O objetivo é estabelecer um regime democrático na Síria’, explicou Derubi.

O regime sírio anunciou ontem que suas operações militares seriam finalizadas hoje, mas alertou que suas tropas se manteriam em alerta para defender-se de eventuais ataques de grupos armados.

De fato, duas testemunhas, uma desde Al Guta, na periferia de Damasco, e outra desde Idleb, no norte do país, confirmaram à Efe que as forças do regime mantêm suas posições, embora não tenha havido ataques. EFE