Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oposição mauritana sai às ruas para pedir saída do presidente

Nouakchott, 23 jun (EFE) – Cerca de quatro mil pessoas saíram mais uma vez às ruas da capital mauritana, convocadas pela Coordenadora Opositora Democrática (COD), para reivindicar a saída do presidente, Mohamed Ould Abdel Aziz.

A manifestação, que estava autorizada, contou com a presença de quase todos os dirigentes dos dez partidos reunidos na COD, entre os islamitas de Tawasul e a progressista Reunião de Forças Democráticas de Ahmed Ould Dadah.

Na Praça de Ibn Abbas, sem nenhum tipo de incidente, os diferentes líderes políticos denunciaram a situação política no país e a ausência de eleições legislativas e municipais, apesar do mandato dos parlamentares e os Prefeituras terem terminado em outubro do ano passado. Da mesma forma, os altos preços foram denunciados pelos participantes.

Recentemente, o Governo nomeou uma comissão eleitoral independente, mas não há data para os mauritanos irem às urnas.

Há dois meses, a COD intensifica suas manifestações para exigir a saída do presidente Abdel Aziz e do regime militar que lidera o governo. No entanto, o líder conta com o apoio crítico de uma ‘oposição moderada’ que se agrupa em torno de uma Coordenadora por uma Alternativa Pacífica (CAP).

O presidente chegou ao poder após um golpe de Estado em agosto de 2008. Um ano depois organizou eleições que venceu e nas quais participou todos os partidos opositores. EFE