Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Operário alemão morre ao detonar bomba da 2ª Guerra

O operador de uma escavadeira morreu nesta sexta-feira no oeste da Alemanha ao chocar acidentalmente a pá de escavação da máquina com uma bomba da II Guerra Mundial, o que provocou sua detonação. A explosão aconteceu por volta do meio-dia local, informou a polícia, em um complexo industrial nos arredores da cidade de Euskirchen, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. O condutor da escavadeira morreu na hora, duas pessoas ficaram feridas com gravidade e outras seis sofreram lesões leves.

Segundo o porta-voz da polícia local, Norbert Hardt, o operador e seus colegas trabalhavam removendo escombros em um terreno quando a bomba foi acidentalmente acionada. De acordo com Hardt, fragmentos da bomba foram encontrados a quilômetros da explosão.

Leia também

Submarino japonês da II Guerra é encontrado no Havaí

Aeronave alemã da II Guerra Mundial é recuperada

A violência da explosão quebrou janelas em um raio de centenas de metros do local onde a bomba foi detonada. O estrondo pôde ser ouvido a mais de 20 quilômetros de distância. Um morador da região ouvido pela Der Spiegel relatou que sua casa teve os vidros estilhaçados e que o portão de sua garagem ficou completamente deformado.

Não é raro encontrar na Alemanha bombas não detonadas da época da II Guerra Mundial, no entanto, elas raramente resultam em ferimentos ou mortes. A bomba de Euskirchen, que estava enterrada há cerca de 70 anos, muito provavelmente é uma remanescente das milhares que foram jogadas sobre a cidade por forças aliadas, em 1944.

(Com agência EFE)