Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU pede que Síria cumpra acordo formalizado com Liga Árabe

Nações Unidas, 4 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira que a Síria cumpra imediatamente o acordo feito com a Liga Árabe e acabe com a repressão no país, após uma nova onda de violência que resultou na morte de mais de 20 pessoas.

‘O secretário-geral acredita que as autoridades sírias devem aplicar completa e rapidamente o acordo alcançado com a Liga Árabe. A máxima prioridade é deter a morte de civis, mas hoje os assassinatos continuaram. A Síria já viveu muito derramamento de sangue’, afirmou o porta-voz de Ban, Martin Nesirky, na sede da ONU, em Nova York.

‘Os direitos humanos do povo sírio devem ser respeitados. É totalmente inaceitável que pessoas morram no país’, disse o porta-voz. Segundo os cálculos da ONU, o número de vítimas fatais desde que começaram os protestos é de três mil.

O regime de Bashar al Assad aceitou nesta quarta-feira o Mapa de Caminho, acordo elaborado por uma comissão ministerial da Liga Árabe no qual a Síria se compromete a acabar com a violência e liberar os detidos durante os protestos. Além disso, o país deveria abrir suas fronteiras a observadores árabes e a imprensa internacional.

Nesta sexta-feira, o governo sírio ofereceu anistia aos rebeldes acusados de crimes leves que se apresentarem nas delegacias do país. EFE

dvg/dk