Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU: Número de refugiados no mundo ultrapassa 60 milhões

O número de pessoas deslocadas à força mundialmente pode ter “ultrapassado muito” um recorde de 60 milhões neste ano, principalmente por conta do conflito na Síria e em outras regiões, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira.

A estimativa inclui 20,2 milhões de refugiados que fogem de guerras e perseguições, o maior número desde 1992, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em relatório. Quase 2,5 milhões de pessoas que buscam asilo têm pedidos pendentes, com Alemanha, Rússia e Estados Unidos recebendo o maior número dos quase 1 milhão de pedidos feitos na primeira metade do ano.

Leia também

Merkel busca apaziguar partido com promessa de conter fluxo de refugiados

Primeiro avião com refugiados sírios chega ao Canadá

“Não podemos receber mais refugiados na Europa”, diz primeiro-ministro francês

“O ano de 2015 está em curso para ver o número de descolados à força mundialmente ultrapassar 60 milhões pela primeira vez, uma pessoa em cada 122 é atualmente alguém que foi forçado a fugir de casa”, disse António Guterres, alto comissário da ONU para os Refugiados, em nota. O número total no final de 2014 foi de 59,5 milhões. “Nunca houve uma necessidade tão grande de tolerância, compaixão e solidariedade com pessoas que perderam tudo”, completou Guterres.

(Da redação)