Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU confirma receber metade do dinheiro necessário para ajudar país

Organização diz ter garantido 54,5% dos quase US$ 460 milhões pedidos

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse já ter garantida mais da metade dos fundos para seu plano de assistência urgente aos milhões de afetados pelas inundações no Paquistão, informou nesta quarta-feira o porta-voz da organização, Maurizio Giuliano. Segundo ele, a ONU já recebeu 208 milhões de dólares dos mais de 459 milhões solicitados na semana passada, e mais 42,1 milhões foram prometidos.

Com isso, o organismo internacional já garantiu 54,5% dos fundos de seu plano, destinados para fornecer comida, abrigo, atendimento sanitário e água potável aos afetados. A quantia deve ajudar os mais necessitados entre os cerca de 20 milhões de desabrigados pelas piores inundações dos últimos 80 anos no Paquistão.

Nesta quarta, a Comissão Europeia ainda anunciou outros 30 milhões de euros em ajuda humanitária, mas o valor ainda não foi contabilizado pela ONU. Com a nova contribuição, sobe para 70 milhões de euros a quantia anunciada pelo órgão para o Paquistão nas últimas semanas.

“A resposta (da comunidade internacional) melhorou muito nos últimos dias após o chamado que fizemos. Parece que os países doadores estão se dando conta da magnitude da catástrofe”, disse Giuliano. Segundo ele, entre os países que estão destinando mais fundos para os afetados pela tragédia destacam-se os EUA (83 milhões de dóalres), a Austrália (26 milhões de dólares) e o Reino Unido (22 milhões de dólares).

Esse aumento nas doações chega depois da visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Paquistão, no último dia 15. Ban pediu ao mundo mais apoio após afirmar que nunca tinha visto um desastre natural semelhante ao sofrido atualmente pelo país asiático. Na ocasião, a quantia recebida pela ONU só chegava a um quinto do valor solicitado.

(Com agência EFE)