Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU celebra 1º ‘Dia Internacional de Nelson Mandela’

Data homenageia contribuição do líder na resolução de conflitos e promoção dos Direitos Humanos

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou, nesta sexta-feira, o primeiro “Dia Internacional de Nelson Mandela”. Os tributos à liderança moral do sul-africano que combateu o apartheid deveriam coincidir com o aniversário dele, em 18 de julho. Mas, foram antecipados porque a data cai em um domingo neste ano

A ONU decidiu, em novembro de 2009, iniciar a comemoração como reconhecimento à contribuição de Mandela na resolução de conflitos e na promoção do relacionamento inter-racial. Os tributos lembram ainda sua atuação pelos Direitos Humanos e pela reconciliação.

Durante a cerimônia, o presidente da Assembléia Geral, Ali Abdessalam Treki, chamou Mandela de “um ícone” e “um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo”. Seu compromisso de uma vida lutando contra a opressão e para promover a paz também foi citado.

Mandela – Nelson Rolihlahla Mandela passou 27 anos na cadeia por ser considerado terrorista pelo governo sul-africano. Posteriormente, ele se tornou presidente da África do Sul (1994 a 1999).

Sua trajetória contra o apartheid, movimento que segregava brancos e negros, lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.

(Com Agência Estado)