Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU aprova novas sanções contra a Coreia do Norte

A medida foi tomada em resposta aos testes nucleares feitos por Pyongyang em setembro

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, novas sanções contra a Coreia do Norte. A medida foi tomada em resposta aos testes nucleares feitos por Pyongyang recentemente.

A resolução, liderada pelos EUA, foi negociada com a China durante os últimos três meses, após o último teste nuclear da Coreia do Norte, em setembro. Entre as medidas, está uma restrição às exportações de carvão norte-coreanas, em uma tentativa de limitar as receitas do país.

Com as novas sanções, as exportações de carvão norte-coreanas devem ser reduzidas em mais de 60% do seu volume, segundo as autoridades americanas. A renda norte-coreana deve cair em cerca de 700 milhões de dólares, limitando assim os recursos que poderiam ser alocados para o desenvolvimento de armas balísticas e nucleares.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participou da sessão do Conselho de Segurança e disse que a Coreia do Norte apresenta um dos desafios mais complexos para a paz e a segurança do mundo. Segundo Ban Ki-moon, as sanções adotadas contra Pyongyang foram “as mais duras e abrangentes” já impostas pelo Conselho de Segurança.

Pyongyang realizou em 9 de setembro o seu quinto teste nuclear, que foi condenado “nos termos mais fortes” pela resolução do Conselho de Segurança. Após o teste, o país alegou ter feito grandes progressos nos seus esforços para colocar uma ogiva nuclear em um foguete em miniatura, que poderia chegar aos Estados Unidos.

(Com Estadão Conteúdo e AFP)