Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU aprova acordo nuclear iraniano e abre caminho para fim das sanções

Como já era esperado, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira por unanimidade uma resolução que ratifica o acordo nuclear assinado pelo Irã e pelas grandes potências e que abrirá caminho para o levantamento das sanções internacionais que asfixiam a economia iraniana.

O texto aprovado pelos quinze membros do Conselho (cinco permanentes e dez rotativos) estipula que, na condição de que o Irã respeite estritamente o acordo, “serão derrogadas as sete resoluções adotadas pela ONU desde 2006” para punir Teerã por seu programa nuclear. O fim das sanções, porém, deve ainda demorar alguns meses; pois as restrições à economia iraniana só terminarão após a República Islâmica primeiramente cumprir um cronograma de desativação de suas instalações nucleares.

Leia também

Mesmo após acordo, Irã mantém suas ambições nucleares

Obama: ‘Apesar do acordo, ainda há profundas diferenças com o Irã’

Iranianos vão às ruas comemorar acordo nuclear

Também nesta segunda, o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, Mohammed Ali Jafari, disse que o acordo é inaceitável, de acordo com a agência de notícias locais Tasnim. “Algumas partes do acordo claramente cruzaram os limites da República Islâmica, especialmente nas capacidades militares iranianas. Nunca iremos aceitar isso”, disse Jafari antes da resolução ser aprovada em Nova York.

(Da redação)