PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

ONU acusa Israel de atacar agentes e sede da missão de paz da organização no Líbano

Capacetes azuis ficaram feridas após disparo contra uma torre de observação da Unifil

Por Da Redação
11 out 2024, 12h41

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano, a Unifil, acusou forças israelenses de atiraram contra a sede da organização e capacetes azuis, os membros das forças de paz, no sul do Líbano, na quinta-feira, 10.

Duas capacetes azuis da Indonésia ficaram feridas quando um taque israelense disparou contra a torre de observação usada pelas forças da paz da ONU na cidade fronteiriça de Naqoura, fazendo com que os funcionários caíssem.

A Unifil afirmou em um comunicado que “qualquer ataque deliberado a forças de paz é uma grave violação do direito internacional humanitário”. As forças de paz da ONU estão estabelecidas no sul do Líbano desde 2006 para monitorar a situação ao longo da fronteira de aproximadamente 120 quilômetros que separa o país de Israel, chamada de Linha Azul.

Os militares israelenses, por sua vez, disseram que suas tropas abriram fogo contra a torre de observação depois de instruir os funcionários da ONU na área a se deslocarem para locais protegidos, alegando que os combatentes da milícia libanesa Hezbollah operam dentro e perto dos postos da Unifil no sul do Líbano.

O porta-voz da Unifil, Andrea Tenenti, disse à Al Jazeera que as forças de paz optaram por permanecer no local “porque é importante que a bandeira da ONU esteja no sul do Líbano”, classificando o ataque como “muito sério”.

Continua após a publicidade

“Se a situação se tornar impossível para a missão operar no sul do Líbano … caberá ao Conselho de Segurança decidir como seguir em frente”, completou.

A ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, condenou o ataque israelense à sede da organização na sexta-feira, após confirmar que as duas mulheres feridas no ataque estão em observação em uma unidade hospitalar. “Atacar pessoal e propriedade da ONU é uma grande violação do Direito Internacional Humanitário”, disse ela.

Ataques à ONU

É o terceiro dia consecutivo que as forças de paz da ONU relatam disparos israelenses contra suas posições no Líbano. 

Continua após a publicidade

Na quarta-feira, a Unifil informou que soldados israelenses desativaram deliberadamente as câmeras de monitoramento de sua sede. A organização também destacou que os militares israelenses dispararam intencionalmente contra as bases UNP 1-31 e UNP 1-32A, onde ocorriam reuniões regulares entre os funcionários da ONU e representantes israelenses e libaneses antes do início do conflito.

Os ataques às bases da Unifil ocorrem em um momento de crescente tensão entre o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e a ONU.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro do ano passado, Israel tem criticado a ONU por sua suposta conivência com ações do Hamas, enquanto a organização condena os ataques israelenses, que já resultaram em mais de 42 mil mortes em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde do território.

Na semana passada, Israel declarou António Guterres, secretário-geral da ONU, como “persona non grata” e proibiu sua entrada no país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.