Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oklahoma está na rota de outros tornados, dizem meteorologistas

Obama declarou estado de calamidade na manhã desta terça na região. Até o momento, 24 mortes foram confirmadas

Enquanto contabiliza os estragos e socorre as vítimas do devastador tornado que a atingiu nesta segunda-feira, a região metropolitana de Oklahoma City, nos Estados Unidos, pode ser sofrer com novas tempestades e ventos ainda mais fortes nesta terça-feira. Segundo informou a rede americana NBC News, cerca de 9,5 milhões de pessoas são ameaçadas pela movimentação do tornado para o Leste. “É possível que tenhamos outro dia de grandes e devastadores tornados, agora na parte central e Leste do Texas para o centro de Arkansas”, disse Kevin Roth, meteorologista do Weather Channel.

Leia mais:

Trabalhos de resgate mobilizam Oklahoma após tornado

O especialista alertou que os tornados devem atingir regiões do Leste e Sul de Oklahoma City e se estender para localidades como Dallas, Austin, San Antonio, Shreveport, Texarkana e Little Rock. O Serviço Nacional de Meteorologia disse que as tempestades são esperadas nos Grandes Lagos no vale do rio Mississippi e no Centro do Texas.

Segundo Roth, tempestades também podem ser registradas no Sudeste de Nova York e no Leste de Maryland na quinta-feira.

Tragédia em Oklahoma – Nesta segunda-feira, a região metropolitana de Oklahoma City foi atingida por um tornado de três quilômetros de diâmetro, formado após uma tempestade nos estados do Kansas, Oklahoma e Iowa no domingo. Até o momento, foram confirmadas 24 mortes. Nesta terça, as autoridades mobilizaram o local para dar seguimento aos trabalhos de resgate das vítimas. Só na madrugada, já foram encontradas 101 pessoas com vida sob os escombros no distrito de Moore, uma das áreas mais afetadas pela tragédia.

Após a tragédia, o presidente Barack Obama declarou estado de calamidade na região e pediu o apoio do governo federal para complementar os esforços do estado. As dimensões humanas e econômicas do desastre ainda não são conhecidas.