Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ofensiva de rebeldes líbios em Tuarga deixa 4 mortos

Quatro rebeldes líbios perderam a vida e 49 ficaram feridos em um ataque efetuado nesta quinta-feira a Tuarga para tentar pôr fim ao lançamento de foguetes das forças leais ao coronel Muamar Kadhafi em direção Misrata, cerca de 40 km ao norte, indicaram fontes médicas.

Os rebeldes conseguiram entrar em Tuarga por volta das 04h00 GMT (01h00 de Brasília), segundo oficiais e soldados rebeldes.

Segundo os médicos de um hospital de campanha e do hospital geral de Misrata, houve muitos mais feridos nesta quinta-feira do que durante as últimas semanas.

Pelo menos quatro combatentes morreram e 42 ficaram feridos de manhã, segundo fontes médicas. Outros sete insurgentes estão em estado crítico, devido às queimaduras sofridas em seus automóveis atingidos por foguetes.

“Lançam foguetes contra Misrata todos os dias”, explica Tareg, um combatente de 26 anos. “Hoje nós os paramos. Hoje entramos em Tuarga”, assegurou.

Misrata, situada 200 km a leste de Trípoli, está sob domínio dos rebeldes desde meados de maio, depois de ter sofrido durante dois meses o cerco dos combatentes favoráveis ao regime de Muamar Kadhafi.