Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Obama usa gravata no Havaí pela primeira vez na vida

Por Da Redação 12 nov 2011, 23h15

Honolulu (EUA), 12 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez neste sábado uma coisa que nunca tinha feito em seus 50 anos de vida: vestir terno e gravata no Havaí.

Assim confessou, brincando, em reunião com empresários em Honolulu antes da inauguração com um jantar e recepção da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec).

‘Tenho que falar, em primeiro lugar, que em todos meus anos de vida no Havaí e de visitar o Havaí esta é a primeira vez que estou de terno e gravata. Portanto me sinto um pouco raro’, declarou.

Obama nasceu no Havaí em agosto de 1961 e passou lá a maior parte de sua infância e adolescência, com a exceção de um período na Indonésia quando sua mãe se casou pela segunda vez.

Desde então continuou visitando com regularidade o arquipélago, onde passa as férias de Natal e onde sua avó, Madelyn Payne Dunham, morou até sua morte no dia anterior da histórica vitória eleitoral de seu neto em 4 de novembro de 2008.

Embora Obama tenha nascido em Honolulu, esse dado tinha sido posto em dúvida por grupos conservadores. Finalmente, o presidente divulgou sua certidão de nascimento na íntegra em abril passado, o que aplacou essas dúvidas.

O próprio Obama se referiu a essa situação com uma piada em suas palavras aos empresários.

‘Como muitos dos senhores sabem, este é meu lugar de nascimento. Já sei que durante um tempo teve gente que negou, mas posso lhes mostrar até o hospital se querem ir até lá’, comentou. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade