Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama tem vantagem em três estados-chave, diz pesquisa

Sondagem mostra democrata à frente em Iowa, Winsconsin e New Hampshire

A menos de uma semana das eleições presidenciais dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama leva vantagem sobre o republicano Mitt Romney em três dos estados considerados decisivos para o resultado final da corrida pela Casa Branca. De acordo com uma pesquisa do Wall Street Journal e da NBC News divulgada nesta quinta-feira, o atual presidente lidera com folga em Iowa e está à frente do rival em Winsconsin e New Hampshire.

Leia também:

Obama retomará sua campanha eleitoral na quinta-feira

‘The New York Times’ manifesta apoio a Barack Obama

O levantamento foi realizado no domingo e na segunda, antes da passagem da tempestade Sandy pela costa leste americana. Com o apoio do eleitorado feminino e dos jovens, Obama tem uma boa vantagem em Iowa: 50% contra 44% de Romney. Nos outros estados, a disputada é mais equilibrada: 49% a 46% em Winsconsin e 49% a 47% em New Hampshire. Apesar da liderança do democrata nestes dois últimos estados, Romney se aproximou do adversário desde a pesquisa anterior.

Apostas – Os números da sondagem coincidem com as projeções do site americano Politico, especializado na cobertura de Washington. Segundo a análise do portal, dos nove estados indecisos Obama lidera em seis: Ohio, Nevada, Colorado, Winsconsin, Iowa e New Hampshire. Romney teria vantagem na Flórida, Virgínia e Carolina do Norte. Se a aposta se confirmar no dia 6 de novembro, Obama será reeleito com 290 votos no colégio eleitoral contra 248 de Romney.