Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama suspende nomeação de general envolvido em escândalo

Correspondência entre John Allen e Jill Kelley está sendo investigada

O presidente americano, Barack Obama, suspendeu a nomeação do general John Allen para o comando das forças americanas na Europa e para o comando supremo aliado da Otan, duas funções que assumiria depois de ter seu nome confirmado pelo Senado. Allen teve seu nome envolvido no escândalo que levou à renúncia do diretor da CIA, David Petraeus.

“A pedido do secretário de Defesa, o presidente suspendeu a designação do general Allen (…) à espera da investigação sobre sua conduta pelo IG (inspetor geral) do Departamento de Defesa”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.

Leia mais:

Após saída de diretor da CIA, escândalo atinge outro general

FBI faz busca na casa da amante do ex-diretor da CIA

Allen continuará no comando das forças americanas e aliadas no Afeganistão. Ele negou qualquer mau procedimento, segundo informação de uma autoridade da defesa americana.

Investigadores do FBI (a polícia federal americana) teriam descoberto entre 20.000 e 30.000 páginas de correspondência trocadas entre Allen e Jill Kelley, figura-chave no escândalo. Amiga da família de Petraeus, Jill teria recebido mensagens ameaçadoras de Paula Broadwell, apontada como amante de Petraeus.

O diretor da CIA renunciou ao cargo na última sexta-feira, depois de admitir uma relação extraconjugal. Em seguida, a imprensa americana apontou Paula como a amante do general – a respeito de quem escreveu uma elogiosa biografia.

John Allen, de 58 anos de idade, assumiu em julho do ano passado o comando das forças dos Estados Unidos e da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão, como sucessor de Petraeus.

Obama tinha aceitado a recomendação do chefe do Pentágono, Leon Panetta, para nomear Allen comandante aliado supremo da Otan a partir do ano que vem. A audiência de confirmação da indicação de Allen no Senado americano estava prevista para esta quinta, mas foi suspensa.

(Com agência EFE e France-Presse)