Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama se reunirá na ONU com chefe do CNT na terça-feira (oficial)

O presidente americano, Barack Obama, se reunirá com o líder do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Abdul Jalil, à margem da Assembleia Geral da ONU na terça-feira em Nova York, informou a Casa Branca.

O encontro com o líder do CNT ocorre no momento em que as nações ocidentais se comprometem a ajudar os rebeldes líbios durante a formação de seu governo, após a queda de Muamar Kadhafi.

“O presidente terá a oportunidade de felicitar o presidente (interino) Jalil pelo sucesso do povo da Líbia de pôr fim ao regime de Kadhafi”, afirmou Ben Rhodes, assessor adjunto de segurança nacional americana.

Obama “será capaz de manifestar o apoio dos Estados Unidos a uma transição pós-Kadhafi na Líbia e de discutir os planos (do CNT) para a transição”.

O presidente americano participará de uma reunião multilateral de alto nível internacional sobre a Líbia convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse Rhodes.

“Isto envolve muitos líderes que expressarão seu apoio à Líbia”, explicou o assessor.

Também na terça-feira, Obama se reunirá com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para conversar sobre a Síria e o Oriente Médio, e com o presidente afegão, Hamid Karzai.

Na quarta-feira, se reunirá com o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, e ainda na próxima semana, em uma data não divulgada, Obama terá um encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.