Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama reproduzirá discurso de 2008 para aceitar indicação democrata

O presidente americano, Barack Obama, aceitará simbolicamente a indicação à Presidência de seu partido Democrata para as eleições de novembro reproduzindo para milhares de pessoas o famoso discurso da nomeação de seu partido em 2008, informaram os organizadores.

O lugar escolhido é o estádio Bank of America Stadium em Charlotte, Carolina do Norte (leste) e o discurso será feito no começo de setembro, quando começará a reta final da campanha.

Steve Kerrigan, chefe executivo do Comitê para a Convenção Nacional Democrata, disse que em 2008 o discurso de Obama – que se transformou no primeiro afro-americano a chegar à Casa Branca-, significou “um novo capítulo na história dos Estados Unidos”.

Kerrigan disse em um e-mail a partidários do presidente que a Convenção republicana da Carolina do Norte “abrirá as portas a mais pessoas que nunca”.

O discurso de Obama em 2008 rompeu com os antecedentes das convenções democratas mais recentes, ao falar para uma multidão de 70 mil pessoas no estádio de futebol americano da equipe Denver Broncos. Seu adversário da época, o republicano John McCain, realizou sua nomeação em Mineápolis (Minnesota, norte), em um local fechado que reuniu um público menor.

O objetivo da campanha democrata neste estado chave e decisivo para a eleição é criar a ideia de um apoio em grande escala para a reeleição.

Muitos ricos doadores da campanha democrata serão convidados a pagar os ingressos mais caros para os camarotes do estádio e assistir ao discurso.