Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama reafirma: Estados Unidos ‘sempre protegerão Israel’

Já o premiê israelense insinuou que se propõe a atacar alvos nucleares no Irã

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que seu país “sempre protegerá Israel” em assuntos de segurança. A declaração foi dada no início de uma reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, focada sobretudo no Irã. Durante o encontro, Obama tentou convencer o governante israelense a evitar um possível ataque preventivo contra o país e seu programa nuclear.

Ao receber Netanyahu para iniciar as conversas sobre o Irã, Obama logo se preocupou em reafirmar que seu compromisso com a segurança israelense é “intocável”. O presidente americano também deixou clara sua preferência por uma solução pacífica para o conflito. Já a resposta de Netanyahu foi comedida: “Minha responsabilidade suprema, como primeiro-ministro israelense, é velar para que Israel continue a ser dono de seu destino”, declarou, após agradecer o apoio de Obama ao direito de Israel de se defender.

A reunião desta segunda-feira ocorre um dia depois que Obama discursou perante o principal grupo de pressão pró-israelense nos EUA – o Comitê de Ação Política Americana Israelense (Aipac, na sigla em inglês) – e pediu o fim dos “rumores absurdos de guerra que favorecem o Irã”. Israel se propõe a atacar os alvos nucleares no Irã e argumenta que a ameaça é grave demais para esperar. O país garante que, caso as sanções contra o Irã não sejam suficiente para frustrar suas ambições nucleares, vai se reservar o direito de efetuar um ataque preventivo contra a República Islâmica.

Leia também: AIEA vê ‘profundas divergências’ com o Irã por programa nuclear

(Com agências EFE e France-Presse)