Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama qualifica de ‘avanço’ transferência de tarefas a forças afegãs

O presidente americano, Barack Obama, qualificou neste domingo de “avanço importante” a estratégia do governo de Cabul de transferir novas tarefas de segurança da Otan às forças afegãs, que passarão a proteger 75% da população do país.

“Cumprimentamos o anúncio feito hoje (domingo) pelo presidente (Hamid) Karzai sobre a terceira etapa de tarefas a serem transferidas às forças de segurança afegãs. É um importante avanço em nosso esforço para alcançar nossos objetivos no Afeganistão”, disse o presidente através de um comunicado.

O presidente afegão não informou a data na qual ocorrerá esta terceira fase da transferência das tarefas de segurança, que será finalizada com a retirada, até o fim de 2014, dos 130.000 soldados das forças da Otan.

“Durante o conselho de segurança nacional do dia de hoje (domingo) foi decidido que a transferência ocorrerá em 11 províncias”, disse o porta-voz presidencial afegão, Aimal Faizi, em coletiva de imprensa.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou: “quando essa decisão tiver sido aplicada, terá começado a transição nas 34 províncias do Afeganistão, incluindo as capitais provinciais”.