Obama, Putin e Merkel parabenizam Dilma pela vitória
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Argentina, Cristina Kirchner, também deram felicitações à presidente brasileira pela reeleição

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da Rússia, Vladimir Putin, e a chanceler alemã Angela Merkel parabenizaram nesta segunda-feira Dilma Rousseff pela vitória na eleição presidencial brasileira. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, no telegrama de felicitação de Obama à presidente reeleita do Brasil, ele qualificou o país como “grande parceiro” para os EUA. “Estamos comprometidos em seguir trabalhando com a presidente Dilma para fortalecer nossa relação bilateral”, afirmou o porta-voz de Obama.
Além disso, Earnest detalhou que o presidente americano espera “nos próximos dias parabenizá-la pessoalmente” por sua vitória nas eleições de ontem e dialogar sobre como aumentar a parceria bilateral em educação, energia e comércio, entre outros assuntos. A relação entre os dois países foi seriamente afetada por causa das revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) americano Edward Snowden, que denunciou que Washington espionou as comunicações pessoais de Dilma Rousseff, assim como de ministros e de empresas nacionais.
Leia também
Imprensa internacional destaca reeleição apertada de Dilma
Rússia – Putin congratulou Dilma e destacou que a vitória nas urnas é uma prova do respaldo popular a suas políticas, informou o Kremlin. Em seu telegrama, Putin manifestou que “os resultados da votação demonstram que a população apoia a política de Dilma Rousseff que procura o desenvolvimento econômico do país e o fortalecimento de suas posições internacionais”, detalhou o comunicado da presidência russa. O presidente russo avaliou como muito boa a atenção que Dilma presta ao “fortalecimento da associação estratégica russo-brasileira”.
Putin confirmou a disposição da Rússia de continuar o “diálogo construtivo e o trabalho conjunto para aumentar a cooperação bilateral em todos os âmbitos, assim como a interação na ONU, no G20 [grupo dos 20 países mais ricos do mundo], nos Brics [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] e em outras estruturas multilaterais”.
Alemanha – A chanceler alemã Angela Merkel, em seu telegrama, também cumprimentou Dilma pela reeleição, manifestando em texto a possibilidade de manter os laços entre os países. “A felicito pela reeleição como presidente do Brasil. Me alegro que possamos continuar nossa cooperação”, escreveu Merkel. A chanceler disse também que Alemanha e Brasil diante de grandes desafios, expressando que está convicta que “apenas juntos e como parceiros, poderemos superá-lo”‘.
América do Sul – Neste domingo, pouco depois da confirmação oficial da vitória de Dilma, os presidentes da Venezuela e da Argentina deram felicitações à brasileira. “Vitória de Dilma no Brasil. Vitória do Povo. Vitória de Lula e seu legado. Vitória dos povos da América Latina e do Caribe”, afirmou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que tem no Brasil um de seus principais aliados políticos.
Cristina Kirchner publicou uma carta aberta à “querida companheira e amiga Dilma” em seu perfil no Facebook. “Esta nova vitória representa um passo a mais rumo à consolidação da nossa Grande Pátria sul-americana, à qual tanto empenho temos dedicado desde nossas funções no governo e da militância de uma vida inteira”, escreveu ela.
(Com agências Reuters e EFE)






Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)