Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Obama oferece ajuda a rival republicano para combate à incêndios no Texas

Por Robyn Beck 8 set 2011, 09h01

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou nesta quarta-feira o governador republicano do Texas, Rick Perry, para oferecer-lhe ajuda no combate aos incêndios no estado, que já mataram quatro pessoas e destruíram centenas de moradias.

Obama ofereceu suas condolências pela morte das pessoas e toda a assistência necessária para controlar o fogo, disse a Casa Branca através de um comunicado.

“O presidente afirmou ao governador do Texas que todo pedido adicional de assistência feito ao governo Federal será atendido”, diz o texto.

O serviço florestal do Texas disse nesta quarta-feira que graças às temperaturas mais frescas e aos ventos mais fracos, os bombeiros puderam controlar 30% dos incêndios.

“Desde o domingo foram perdidas quatro vidas humanas e as equipes que dispomos sobre o terreno estão tentando determinar o número exato de moradias destruídas”, declarou à AFP April Saginor, porta-voz do serviço florestal.

Continua após a publicidade

Segundo ele, no mínimo 1.000 casas foram incendiadas até o momento.

O porta-voz informou ainda que mais um avião ajudará no combate aos incêndios. Os focos de maior extensão estão concentrados na região oriental do estado.

“Nos sete últimos dias atendemos cerca de 172 focos de incêndio, que queimaram cerca de 54.600 hectáres”, disse Saginor.

Mais de 1,4 milhão de hectáreas foram atingidos pelo fogo desde dezembro.

O desastre levou ao governador Perry, considerado o favorito para ganhar a disputa republicana para as eleições de 2012 e enfrentar Obama, a cancelar vários atos de campanha.

Continua após a publicidade
Publicidade