Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama: morte de Kadhafi ‘envia mensagem forte a ditadores’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que a morte do ex-líder líbio, Muamar Kadhafi, após sua captura na semana passada, constitui uma “mensagem forte aos ditadores”, durante uma entrevista a uma rede de TV americana.

Kadhafi foi alguém que durante 40 anos “aterrorizou seu país e apoiou o terrorismo”, disse Obama. Além disso, teve a chance de sair do poder durante a “primavera árabe” e de começar uma transição pacífica rumo à democracia, afirmou o presidente dos Estados Unidos durante o programa de televisão humorístico Jay Leno, na NBC.

“Demos em várias ocasiões essa oportunidade e ele não aproveitou. Evidentemente, nunca é agradável ver alguém acabar assim, mas acredito que isso envia uma mensagem contundente aos ditadores do mundo inteiro sobre o fato de que as pessoas querem ser livres e que eles devem respeitar os direitos humanos e as aspirações universais do povo”, disse Obama.

Obama, em visita à Califórnia, concedeu uma entrevista nesta terça-feira pela manhã em Los Angeles a Leno, um popular apresentador cujo programa vai ao ar durante a noite nos Estados Unidos. A NBC apenas divulgou alguns trechos da entrevista antes da transmissão, prevista para a quarta-feira às 23h35 locais (01h35 de Brasília) na costa leste.