Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Obama manifesta a Hu Jintao a impaciência dos EUA por sua política econômica

Por Jewel Samad 13 nov 2011, 08h57

O presidente Barack Obama afirmou a seu colega chinês Hu Jintao que os cidadãos americanos e o setor empresarial estão impacientes e frustrados em relação à política econômica chinesa, informou uma fonte oficial americana.

“Ele deixou claro que as pessoas e a comunidade empresarial americanas estão cada vez mais impacientes e frustrados com o estado das mudanças na política econômica na China e a evolução da relação econômica entre Estados Unidos e China”, afirmou Michael Froman, assessor adjunto da Segurança Nacional, depois de uma reunião dos dois dirigentes no Havaí.

Pouco antes de sua reunião com Hu, Obama advertiu a China que deve “respeitar as regras” de concorrência em termos de comércio internacional e proteção da propriedad intelectual.

Para Obama, a melhor vantagem dos Estados Unidos no mercado global é a inovação e a proteção dos direitos de propriedade intelectual, segundo declarou em um evento à margem do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) no Havaí, aludindo às falsificações de produtos no gigante asiático e ao não respeito às patentes neste mercado.

Continua após a publicidade
Publicidade