Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama lidera pesquisas após as convenções partidárias

Evento democrata impulsionou a candidatura do atual presidente, que na sondagem mais recente aparece com 52%, contra 46% do rival Mitt Romney

Barack Obama leva vantagem sobre Mitt Romney nas primeiras pesquisas de intenção de voto realizadas após as convenções partidárias. Segundo a sondagem da CNN-Opinion Research, divulgada nesta segunda-feira, o atual presidente dos Estados Unidos aparece seis pontos à frente de seu rival nas eleições de novembro: 52% para o democrata, contra 46% do republicano. Um levantamento anterior, do mesmo instituto, realizado antes da convenção democrata apontava um empate em 48% entre os dois candidatos.

Leia também: Barack Obama derrota Mitt Romney na briga pela audiência

Impulso – A pesquisa da CNN se soma a outras sondagens divulgadas depois do final de semana que mostram que a candidatura de Obama ganhou um forte impulso após a convenção de seu partido, transmitida pela televisão no horário nobre. Nesta segunda, o instituto Rasmussen dava 50% de intenções de voto a Obama contra 45% para Romney, enquanto o instituto Gallup também dava cinco pontos de vantagem ao presidente – 49% contra 44% de seu rival.

Os bons números de Obama após a convenção em Charlotte, na Carolina do Norte, na semana passada, contrastam com os magros resultados de Romney depois da convenção republicana em Tampa, Flórida, no final de agosto. As pesquisas também animam os democratas ao mostrar que as decepcionantes estatísticas sobre a geração de empregos nos EUA, divulgadas horas após o discurso de Obama em Charlotte, não afetaram a popularidade do presidente.

Leia também: Obama x Romney: O que defendem os candidatos à Casa Branca

Um dos estrategistas da campanha de Romney, Neil Newhouse minimizou a queda do republicano e apostou que os resultados ruins da economia vão equilibrar novamente a disputa. “A estrutura básica da campanha não mudou”, disse. “A realidade da economia de Obama vai se reafirmar.”

Arrecadação – Em outra boa notícia para os democratas, Obama conseguiu, pela primeira vez em quatro meses, arrecadar mais verba para a campanha do que o seu rival republicano. Em agosto, o candidato à reeleição conseguiu 114 milhões de dólares, contra 111 milhões da campanha de Romney. O número representa um grande avanço em relação ao mês anterior, quando Obama arrecadou 75 milhões de dólares.

(Com agências France-Press e Reuters)