Clique e assine a partir de 9,90/mês

Obama irá anunciar hoje indicado à Suprema Corte dos EUA

Por Da Redação - 16 mar 2016, 08h36

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá anunciar o nome indicado à Suprema Corte americana nesta quarta-feira às 12h00, reporta o jornal The New York Times. Obama procura um substituto para o juiz conservador Antonin Scalia, que faleceu de causas naturais em 13 de fevereiro.

Ainda de acordo com o diário americano, entre os finalistas na lista de opções da Casa Branca estão os juízes Sri Srinivasan, Merrick B. Garland e Paul Watford. O presidente americano tem insistido há semanas que ele irá nomear um magistrado “altamente qualificado” seguindo três princípios para fazer sua escolha: o indicado deve ter “uma mente independente, credenciais inquestionáveis e um domínio inquestionável da lei”; deve reconhecer “os limites do papel do Judiciário”; e, finalmente, deve entender que “a Justiça não é uma teoria legal abstrata, nem nota de rodapé em um livro empoeirado”.

Leia também

Pintou ‘bromance’? Obama e Trudeau se entrosam rapidamente

Continua após a publicidade

Obama estuda nomear republicano para Suprema Corte

Republicanos dizem que rejeitarão indicação de Obama para juiz da Suprema Corte

Após a indicação presidencial, o candidato é submetido à aprovação do Senado. Os republicanos, que controlam o Senado, prometeram não realizar audiências de confirmação ou mesmo aprovar qualquer candidato escolhido pelo presidente democrata. Sem Scalia, a Suprema Corte está dividida em quatro juízes liberais e quatro conservadores. Uma nomeação de Obama pode inclinar a corte para a esquerda pela primeira vez em décadas.

Leia mais

Continua após a publicidade

Juiz da Suprema Corte dos EUA passou suas últimas horas com uma ‘sociedade secreta de caçadores’

(Da redação)

Publicidade