Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama faz visita surpresa a tropas no Afeganistão

Viagem acontece após o presidente afegão ter se negado a assinar um acordo de segurança bilateral para permitir a presença do exército no país

O presidente Barack Obama aterrissou neste domingo no Afeganistão para visitar tropas americanas que ainda se encontram no território. A viagem não estava agendada, informou a Casa Branca. Obama deixou Washington na noite de sábado e voou em segredo, aterrisando na base aérea de Bagram, a cerca de 40 quilômetros ao norte de Cabul.

A visita acontece após o presidente afegão ter se negado a assinar um acordo de segurança bilateral para manter um contingente do exército americano no país. A retirada dos 51.000 soldados da Otan que estão Afeganistão deve ocorrer ainda este ano, o que suscita temores de uma nova onda de violência – o país atualmente enfrenta uma série de insurreiçôes de talibãs.

Leia também:

Talibã lança ofensiva em todo o Afeganistão; aeroporto é atacado

Apuração parcial mostra disputa acirrada para presidente no Afeganistão

Na segunda-feira, dia em que os Estados Unidos comemoram o Memorial Day, o presidente americano se reunirá com autoridades militares e representantes da sociedade civil. A data é uma homenagem a todos os militares que serviram ao país nas Forças Armadas e morreram no campo de batalha.

A casa Branca afirmou ainda que a agenda de Obama não prevê um encontro com o presidente afegão Hamid Karzai, ou com os candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais no país, Abdullah Abdullah e Ashraf Ghani.

(Com agências AFP e EFE)