Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama e Romney buscam voto dos veteranos de guerra

Washington, 23 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, buscarão o voto dos veteranos de guerra, um bloco eleitoral importante, em pelo menos cinco estados fundamentais para as eleições do próximo mês de novembro.

O líder americano realizará na tarde desta segunda-feira um discurso perante a 113ª convenção anual do grupo Veteranos de Guerras Estrangeiras (VFW, em inglês), uma das maiores e mais antigas organizações do país.

Romney se apresentará na terça-feira perante a mesma convenção, em Reno (Nevada), onde deve explicar suas políticas de defesa e segurança nacional, e reiterará suas acusações de que Obama foi ‘brando’ com a política externa.

Os veteranos foram cerca de 15% do eleitorado no pleito de 2008 e as campanhas de Obama e Romney correm atrás de seus votos, levando em consideração a grande presença deles em estados importantes como Virgínia, Colorado, Flórida, Carolina do Norte e Ohio.

Tanto Obama como Romney se apresentarão na VFW no momento em que os veteranos dos conflitos no Iraque e Afeganistão sofrem com desemprego, cerca de 9,5%, número acima da taxa de desemprego nacional, que é de 8,2%, segundo números do Departamento de Trabalho.

A criação de empregos e os possíveis cortes adicionais aos benefícios dos veteranos figuram entre as principais preocupações da VFW, segundo enquetes.

Para o resto da semana, o líder americano também prevê participar de vários atos de arrecadação de fundos em estados como Califórnia, Oregon, Washington e Louisiana.

Romney, por sua vez, iniciará sua primeira viagem ao exterior como virtual candidato presidencial republicano, com paradas na Inglaterra, Israel e Polônia. EFE