Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama e Merkel conversam por telefone sobre crise da dívida na zona do euro

Washington, 7 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, conversaram por telefone nesta quarta-feira sobre a crise da dívida na zona do euro, informou a Casa Branca.

Segundo o comunicado, Obama manifestou seu reconhecimento aos esforços dos líderes europeus para fazer frente à crise.

Os dois líderes ‘concordaram sobre a importância de uma solução confiável e duradoura para a crise e também em continuar sua estrita cooperação sobre este tema’, indicou a Casa Branca.

A conversa telefônica acontece em momento em que o secretário de Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, viaja pela Europa para debater a crise.

Nesta quarta-feira, Geithner se reunir com as autoridades francesas em Paris e depois voou para Marselha (França), onde conversou com o presidente eleito do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Em Paris, Geithner reiterou sua confiança na capacidade da Europa para deixar a crise da dívida para trás e ressaltou a importância disso para os EUA e o resto do mundo.

Nos próximos dois dias, os líderes dos países da União Europeia se reunirão para apresentar soluções rápidas para a crise.

Esse encontro em Bruxelas é considerado primordial para acalmar os mercados, que segundo a agência de classificação de risco Standard & Poor’s estão começando a ‘perder a paciência’ diante da falta de soluções.

A agência ameaçou diminuir a qualificação de 15 países da zona do euro e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, instrumento temporário de resgate.

Além disso, também advertiu sobre a possibilidade de rebaixar a qualificação da UE e de alguns dos bancos mais importantes do bloco. EFE

mv/pa