Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama diz que Havel mostrou que liderança moral é mais poderosa do que armas

Washington, 18 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrou neste domingo após a morte do ex-governante da Tchecoslováquia e da República Tcheca Vaclav Havel que ele demonstrou que a liderança moral é mais poderosa do que qualquer arma.

‘Me entristeceu profundamente saber da morte de Vaclav Havel, dramaturgo e preso político que se tornou presidente da Tchecoslováquia e da República Tcheca. Após ter passado por muitos contratempos, Havel viveu com um espírito de esperança que ele definiu como a capacidade de trabalhar por algo porque é bom, não só porque representa uma oportunidade de ter êxito’, disse o presidente americano em comunicado.

Obama lembrou que sua resistência pacífica ‘sacudiu os alicerces de um império, foi exposta ao vazio de uma ideologia repressiva, e demonstrou que a liderança moral é mais poderosa do que qualquer arma’.

‘Ele desempenhou um papel fundamental na ‘Revolução de Veludo’, que deu a seu povo a liberdade e inspirou gerações a obterem a autodeterminação’, apontou.

O presidente dos Estados Unidos expressou suas condolências à família de Havel, à República Tcheca e ‘a todos aqueles que vivem inspirados por seu exemplo’.

‘Vaclav Havel era um amigo dos Estados Unidos e de todos os que lutam pela liberdade e pela dignidade, e suas palavras ecoam através dos séculos’, concluiu. EFE