Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama diz que EUA têm bom conhecimento do programa nuclear iraniano

O presidente Barack Obama afirmou em uma entrevista ao canal NBC difundida nesta segunda-feira que os Estados Unidos têm um bom conhecimento do estado do programa nuclear iraniano e que estão preparados há tempos para uma eventual operação militar se for necessário.

“Uma das dificuldades é que o próprio Irã está agora muito mais dividido do que antes e que é complicado saber quem toma as decisões num dado momento”, afirmou Obama.

Nove meses antes das eleições presidenciais, Obama classificou de falsas as acusações do pré-candidato republicano Mitt Romney no sentido de que seu governo não havia se preparado para uma operação militar contra o programa nuclear da República Islâmica.

“Nestes últimos anos planejamos longamente diferentes opções (…), estamos prontos para colocá-las em prática se necessário”, afirmou o presidente, insistindo que continua sendo possível uma solução diplomática para a crise.

Na entrevista, Obama afirmou que Israel não tomou ainda uma decisão sobre um eventual ataque contra as instalações nucleares iranianas.