Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama diz que aliança dos EUA com Israel é ‘para sempre’

Presidente reafirmou compromisso americano com segurança do estado judeu

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse no início de sua primeira visita oficial a Israel, nesta quarta-feira, que o comprometimento dos Estados Unidos com a segurança do estado judeu é “sólido como uma rocha”. “Vejo esta visita como uma oportunidade de reafirmar os laços inquebráveis entre as nossas nações, para reafirmar o comprometimento inabalável dos EUA com a segurança de Israel e para falar diretamente ao povo de Israel e a seus vizinhos”, disse Obama numa cerimônia de recepção no aeroporto de Tel Aviv. “Tenho confiança em declarar que nossa aliança é eterna, é para sempre”, acrescentou.

Leia também:

Leia também: Parlamento israelense confirma novo governo

O Air Force One, aeronave da Presidência americana, pousou por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira no aeroporto Ben Gurión, em Tel Aviv. A última vez em que Obama havia visitado Israel foi em 2008, ainda durante a campanha eleitoral de seu primeiro mandato. O americano dedicará seu primeiro dia de visita oficial a encontros com o presidente Shimon Peres e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Nesta noite, Obama e Netanyahu concederão uma entrevista coletiva após uma reunião bilateral e antes de um jantar de trabalho.

Temas – O Irã deve dominar as conversações em Israel, diante das suspeitas ocidentais de que Teerã está desenvolvendo uma arma nuclear sob a fachada de um programa atômico civil. Outro tema que deve ocupar as conversas é a guerra civil na Síria. De acordo com a rede britânica BBC, integrantes do governo americano afirmam que é pequena a possibilidade de que Obama aproveite a viagem de quatro dias ao Oriente Médio para lançar uma proposta pela retomada do processo de paz entre Israel e os palestinos.

Saiba mais:

Saiba mais: Irã não faz arma nuclear em menos de 1 ano, diz Obama

(Com agência Reuters)