Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama defende a política de ‘uma só China’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou satisfação nesta segunda-feira em Xangai com o melhor estado das relações entre China e Taiwan, ao destacar que Washington não precisa mudar sua política sobre o território. “Minha administração apoia plenamente a política de uma só China”, declarou Obama durante um encontro com estudantes universitários em Xangai.

“Nós não queremos mudar esta política nem este enfoque. Estou muito satisfeito com a redução das tensões e a melhora nas relações através do Estreito de Taiwan. Os vínculos econômicos e comerciais nesta região ajudam a diminuir as tensões”, completou o presidente americano, antes de destacar um “profundo desejo” de ver o prosseguimento da aproximação entre as duas partes.

China e Taiwan se separaram ao fim da guerra civil, em 1949, e desde então têm governos separados. Pequim considera que a ilha faz parte de seu território, à espera de uma reunificação, pela força se necessário. No entanto, as relações melhoraram consideravelmente desde que Ma Ying-jeou, partidário de estreitar os vínculos com a China, assumiu a presidência de Taiwan em 2008.

(Com agência France-Presse)