Clique e assine com 88% de desconto

Obama confirma visita ao Brasil em março

Objetivo da viagem do presidente dos EUA é reforçar diplomacia entre os países

Por Da Redação - 26 jan 2011, 03h07

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará Brasil, Chile e El Salvador em março, segundo anunciou nesta terça-feira em seu discurso sobre o Estado da União.

“Em março, viajarei ao Brasil, Chile e El Salvador para formar novas alianças para o progresso na América”, sustentou o líder americano em um texto divulgado com adiantamento pela Casa Branca.

Em seu anúncio, Obama não mencionou os dias exatos para as visitas aos três países.

Esta será a primeira vez que visitará a América do Sul desde que assumiu o poder nos EUA. Obama, no entanto, visitou a América Latina três vezes em 2009, quando foi ao México em duas oportunidades e participou da Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago.

Publicidade

Segundo indicou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Mike Hammer, “se trata de uma grande oportunidade para fortalecer nossas alianças nas Américas, que ajudarão a avançar em segurança e prosperidade”.

A viagem, acrescentou Hammer, “apresentará uma oportunidade para reforçar o compromisso do presidente com líderes-chave no Hemisfério e nossos esforços para colaborar como parceiros igualitários para fazer frente aos desafios básicos que enfrentam os povos da América”.

Durante sua estadia no Brasil, Obama deve se reunir com a nova presidente, Dilma Rousseff, para abordar áreas de interesse mútuo e contribuir para desenvolver a “excelente relação” entre os dois países, explicou o porta-voz.

Entre os temas, Hammer citou a energia limpa, o crescimento global, a assistência ao Haiti e os esforços para o desenvolvimento.

Publicidade

(com Agência EFE)

Publicidade