Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama: campanha da Rússia está ‘somente fortalecendo’ o EI

O presidente americano criticou a estratégia russa e afirmou que os bombardeios são uma "receita para o desastre"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a campanha de bombardeios russos na Síria está “somente fortalecendo” o Estado Islâmico e afundando a oposição ao governo de Bashar Assad. Em entrevista coletiva na Casa Branca nessa sexta-feira, Obama disse ainda que o apoio ao regime sírio é uma “receita para o desastre”.

De acordo com o líder americano, a estratégia russa “não faz distinção entre o Estado Islâmico e a oposição sunita moderada que quer a saída de Assad. De sua perspectiva, todos são terroristas, e isso é uma receita para o desastre”. “O problema aqui é a brutalidade que Assad impôs sobre o povo sírio, e isso tem que acabar”, afirmou.

Leia mais:

Aviões russos atacam posições do EI perto da cidade de Palmira

EUA e Rússia vão se reunir para evitar ‘encontrões’ na Síria

Russos realizam novos bombardeios na Síria

Obama reiterou que o fim do conflito de quatro anos na Síria passa, inevitavelmente, pela saída de Assad do poder. “Não vamos cooperar com a campanha russa para simplesmente destruir quem está é contra o comportamento de Assad”. Ele afirmou que a intenção de seu país não é transformar a guerra civil na Síria em uma guerra entre os EUA e a Rússia. “Isso não é um jogo de xadrez entre superpotências”.

(Da redação)