Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama: “Bernie Sanders tornou Hillary Clinton uma candidata melhor”

"Foi algo muito saudável para o Partido Democrata ter primárias competitivas", disse o presidente americano, que irá receber hoje na Casa Branca o senador Bernie Sanders

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que as ideias de mudança e a energia do senador Bernie Sanders ajudaram o Partido Democrata e fizeram de Hillary Clinton uma candidata melhor. “Foi algo muito saudável para o Partido Democrata ter primárias competitivas. Penso que Bernie Sanders trouxe uma enorme energia e novas ideias. E estimulou o partido e o desafiou. Acredito que fez de Hillary uma melhor candidata”, declarou Obama.

A emissora NBC antecipou na manhã desta quinta alguns trechos da entrevista, que será transmitida durante a noite, na qual o presidente repassa alguns dos últimos aspectos da corrida eleitoral. “Minha esperança é que, nas próximas duas semanas, sejamos capazes de pôr todo mundo de acordo”, disse Obama, que espera reunir-se hoje na Casa Branca com Sanders, que por enquanto se nega a abandonar sua campanha apesar de Hillary já ser a virtual candidata presidencial democrata.

Leia também

Hillary vence primárias e faz história ao obter candidatura à Casa Branca

Meryl Streep interpreta Donald Trump em festival de NY

Filho de Reagan diz que não votará em Trump e que seu pai também não o faria

No entanto, a campanha de Hillary pela candidatura, iniciada em abril de 2015, foi mais longa e dura do que muitos pensavam, e ainda resta o obstáculo de atrair os milhões que votaram em Sanders, especialmente jovens, para participar com confiança das eleições de novembro. Desta forma, na entrevista, Obama falou da natural competição que acontece entre os rivais de primárias e lembrou a disputa que travou em 2008 com a própria Hillary para conseguir a indicação democrata e posteriormente se tornar presidente após vencer o então candidato republicano John McCain.

Desde que Hillary alcançou na segunda-feira o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata do Partido Democrata começaram as especulações sobre quando seria formalizado oficialmente o respaldo de Obama àquela que foi sua rival nas primárias de 2008 e posteriormente sua secretária de Estado. A entrevista de Obama representa seu endosso à candidatura de Hillary.

(Da redação)