Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama apresentará plano para conter Estado Islâmico

Estratégia pretende deter militantes islâmicos que controlam parte da Síria e do Iraque. Anúncio deve ser feito nesta quarta-feira, em Washington

O presidente americano, Barack Obama, disse que vai anunciar, na próxima quarta-feira, um plano para “começar uma ofensiva” contra jihadistas do Estado Islâmico (EI), que representam uma ameaça aos Estados Unidos. Em discurso, Obama deve explicar aos americanos e aos líderes do Congresso como será a estratégia, que pretende deter militantes que controlam parte da Síria e do Iraque.

Obama, que fez campanha para tirar as tropas americanas do Iraque, tem se esforçado para esclarecer como quer lidar com o EI. No mês passado, ele havia dito a jornalistas que ainda não tinha uma estratégia. “Quero apenas que o povo americano entenda a natureza da ameaça, como vamos reagir a ela, e que ele acredite que vamos conseguir lidar com isso”, disse Obama em entrevista à rede de TV NBC, neste domingo. “Quero que todos entendam que não temos nenhuma informação da inteligência sobre alguma ameaça imediata a nosso país por parte do EI”, acrescentou o presidente americano.

Leia mais:

‘EUA não irão se intimidar pelo Estado Islâmico’, diz Obama

Vídeo da decapitação de jornalista americano é autêntico

EUA enviam militares para proteger americanos no Iraque

EI divulga vídeo da decapitação de outro americano no Iraque

O discurso de quarta-feira vai acontecer um dia antes do aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, quando militantes do grupo Al Qaeda lançaram aviões contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, matando quase três mil pessoas.

(Com agência Reuters)