Clique e assine a partir de 8,90/mês

Obama anunciará plano inédito contra mudança climática

Por Da Redação - 2 ago 2015, 17h30

O presidente americano Barack Obama revelará na próxima segunda-feira o que chama de “maior e mais importante passo já dado” na luta contra a mudança climática, a seis meses da conferência sobre o clima em Paris.

A Casa Branca divulgará a última versão de seu plano de energia limpa (America’s Clean Power Plan), que reúne uma série de regulamentações ambientais destinadas a limitar pela primeira vez as emissões de carbono das centrais elétricas dos Estados Unidos.

Obama afirmou em um vídeo transmitido neste domingo que “a mudança climática já é um problema das próximas gerações”. E acrescentou que “as usinas de energia são a única e mais prejudicial fonte de emissão da carbono, que contribui com a mudança climática”.

“Mas até o momento, não houve limites federais à poluição que essas usinas emitem na atmosfera”, destacou o presidente. “Pelo bem dos nossos filhos, pela saúde e segurança dos norte-americanos, isso está prestes a mudar”, completou.

As usinas de geração de energia são responsáveis por cerca de 40% das emissões de dióxido de carbono dos Estados Unidos, principal gás de efeito estufa, que contribui para as mudanças climáticas.

De acordo com o jornal The Washington Post, o novo plano fixa em 32% para 2030 a meta de redução das emissões de carbono das usinas de geração elétrica, em relação aos níveis de 2005.

Em sua proposta inicial de um ano atrás, a meta traçada era de 30%.

(com AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade