Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Obama anuncia retirada de tropas americanas do Iraque

Negociações sobre permanência de soldados no país fracassaram

Por Da Redação 21 out 2011, 14h21

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou nesta sexta-feira que o governo americano vai retirar todas as suas tropas do Iraque até o final deste ano. Segundo o jornal The Washington Post, a decisão foi tomada após o fracasso da tentativa do governo americano de chegar a um acordo com as autoridades iraquianas para deixar milhares de soldados no país para operações especiais de treinamento.

“Conversei há pouco com Maliki Nuri al-Maliki (premiê do Iraque) e os Estados Unidos vão manter seu compromisso de retirar todas as suas tropas do Iraque até o fim de 2011”, anunciou Obama, da Casa Branca.

O maior entrave para os dois lados decidirem se as tropas americanas deveriam permanecer no Iraque para treinamento de forças locais ou partir até o final do ano dizia respeito à imunidade legal dos soldados dos Estados Unidos que ficariam no país. “Hoje posso dizer: nossas tropas no Iraque estarão definitivamente em casa para as festas de fim de ano”, reiterou o presidente.

Obama também falou sobre a guerra no Afeganistão, reafirmando que os Estados Unidos planejam retirar todas as suas forças do país até 2014.

Continua após a publicidade
Publicidade