Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama amplia frente: 9 pontos

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, ampliou sua vantagem sobre o republicano John McCain de seis para nove pontos, na corrida rumo à Casa Branca. De acordo com pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Gallup e divulgada nesta segunda-feira, Obama tem 49% das intenções de voto, ante 40% do oponente.

Os números revelaram a maior vantagem de Obama já medida pelo Gallup. Na quinta-feira passada, a sondagem dava uma frente de seis pontos ao democrata. Até agora, nenhum dos rivais ultrapassou a barreira dos 50% das intenções de voto.

Como as entrevistas juntos ao eleitorado coincidiram com a viagem de Obama pelo Oriente Médio e Europa, na semana passada, os pesquisadores levantaram a hipótese de a vantagem de Obama ser fruto da grande exposição na mídia desfrutada pelo democrata. Eles acreditam que a resposta acerca desse fenômeno virá na próxima sondagem.

O instituto ouviu 2.692 eleitores entre os dias 22 e 25 de julho. A margem de erro é de de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.