Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama: ‘Ações da Coreia do Norte terão sérias consequências’

'A Coreia do Norte precisa respeitar suas obrigações e abandonar todas as armas e programas nucleares', disse a chanceler da UE, Federica Mogherini

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que quaisquer ações provocativas da Coreia do Norte terão “sérias consequências”, após o governo norte-coreano confirmar a realização de seu quinto e maior teste nuclear.

Obama foi informado a bordo do Air Force One pela assessora de segurança nacional, Susan Rice, sobre atividades sísmicas relatadas próximo ao local de testes nucleares na Coreia do Norte, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest.
Obama reiterou o comprometimento inabalável dos EUA com a segurança de seus aliados na Ásia e ao redor do mundo, disse Earnest.

Leia também
Coreia do Norte realiza seu maior teste nuclear
Coreia do Norte ignora G20 na China e dispara mísseis na Ásia
Coreia do Norte executa oficiais por “ameaça” a Kim Jong-un

A chanceler da União Europeia, Federica Mogherini, disse esperar “que o Conselho de Segurança da ONU se ocupe com a questão e assuma uma posição firme e eficaz”. “O caminho é claro e não há alternativa. A Coreia do Norte precisa respeitar as suas obrigações e abandonar todas as armas e programas nucleares, de maneira completa, verificável e irreversível”, disse ainda Mogherini.

(Com ANSA e Reuters)