Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

O significado por trás dos looks da cerimônia de posse de Joe Biden

Michelle Obama, Hillary Clinton e Kamala Harris escolheram vestir roxo, em referência ao movimento sufragista feminino

Por Julia Braun 21 jan 2021, 14h03

moda em sua melhor forma expressa arte, criatividade, personalidade e, em alguns casos, mensagens políticas. E na cerimônia de posse do presidente americano Joe Biden, um evento tradicionalmente carregado de ritos e significados ocultos, não poderia ter sido diferente.

Kamala Harris, a primeira vice-presidente mulher da história do país, escolheu um look em tons roxos para prestar seu juramento no Capitólio nesta quarta-feira 20. A ex-primeira-dama Michelle Obama e a ex-candidata democrata Hillary Clinton também optaram pela cor, que é repleta de significado.

O roxo representa o movimento sufragista e a Women’s Social and Political Union, uma organização militante que lutou pelo voto feminino no Reino Unido entre 1903 e 1917. Também é a combinação obtida quando o vermelho (representando o partido Republicano) e o azul (representando o Democrata) se misturam, marcando o bipartidarismo e a união do país.

Todas as peças usadas por Harris são de estilistas e designers negros. O casaco é obra de Christopher John Rogers, americano eleito designer emergente de 2020 pelo CFDA, o Conselho de Designers de Moda dos EUA.

A vice-presidente  combinou o traje com um colar de pérolas, que faz referência à irmandade Alpha Kappa Alpha, a mais antiga república estudantil formada por mulheres negras do país, da qual fez parte quando frequentou a Universidade Howard, em Washington. Já Michelle escolheu um suéter do estilista Sergio Hudson, também afro-americano. Hillary Clinton foi outra que usou tons violetas, mas em uma roupa assinada por Ralph Lauren.

A nova primeira-dama americana, Jill Biden, optou por um casaco e vestido de tweed de lã azuis da estilista americana Alexandra O’Neill, da Markarian. Em cerimônia na véspera da posse, porém,  usou casaco sobre um vestido  – isso mesmo – roxo da coleção de inverno 2021 de Jonathan Cohen, que faz parte da nova geração de designers americanos e defente a sustentabilidade e o design responsável.

Nancy Pelosi e seu marido, Paul Pelosi, a vice-presidente Kamala Harris e seu marido, Doug Emhoff, e o presidente e a primeira-dama Joe e Jill Biden posam para fotos no Capitólio americano - 20/01/2020
Nancy Pelosi e seu marido, Paul Pelosi, a vice-presidente Kamala Harris e seu marido, Doug Emhoff, e o presidente e a primeira-dama Joe e Jill Biden posam para fotos no Capitólio americano – 20/01/2020 Joe Raedle/Getty Images//AFP

Casacos de pele, grifes e tons pastéis

Harris não tem filhos biológicos, mas trata seus enteados como  filhos. A mais velha, Ella Emhoff, de 22 anos, roubou os holofotes na posse de quarta por seu look fashionista. A estudante de moda, conhecida pelo estilo e produção de peças de malha nas redes sociais, escolheu um look conceitual da Miu Miu para a ocasião.

Cole Emhoff e Ella Emhoff, enteados de Kamala Harris, na cerimônia de posse
Cole Emhoff e Ella Emhoff, enteados de Kamala Harris, na cerimônia de posse Win McNamee / POOL/AFP

Já as duas sobrinhas-neta da vice-presidente, Amara e Leela, homenagearam a tia usando casacos de pele sintética semelhantes ao que a ex-senadora usava quando era criança. As meninas são filhas da sobrinha de Kamala, a advogada e escritora Meena Harris, que também se destacou de verde brilhante – mas não tanto quanto o marido, Nicolas Ajagu, alto funcionário do Google,, que incendiou as redes sociais com um par de tênis Dior de 2 000 dólares.

Continua após a publicidade

Bem mais comportadinhas, as quatro netas de Joe Biden – Naomi, Maisy, Finnegan e Natalie – escolheram casacos monocromáticos que combinavam perfeitamente com suas luvas e máscaras. As jovens ainda apostaram nos tons pastel, mais delicados, que transpareceram uma imagem “fresca, jovem e inegavelmente sofisticada”, segundo a revista especializada americana Bazaar.

Naomi e Natalie Biden, netas de Joe Biden, na cerimônia de posse do avô - 20/01/2020
Naomi, Finnegan e Natalie Biden, netas de Joe Biden, na cerimônia de posse do avô – 20/01/2020 Alex Wong/Getty Images//AFP

Os homens

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos Drew Angerer/Getty Images

Biden e o primeiro-cavalheiro Doug Emhoff, marido de Harris, vestiram ternos e sobretudos Ralph Lauren. Embora muito corretos e elegantes, não foram páreo para a, digamos, originalidade do senador e pré-candidato à presidência Bernie Sanders. O político de 79 anos apareceu de jaqueta de inverno ecológica e luvas tricotadas em ateliê de artesanato. Virou meme na mesma hora.

Continua após a publicidade
Publicidade