Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de vítimas de Sandy sobe para 41 no Caribe

Os Estados Unidos se preparam para a passagem do furacão

O número de mortos da passagem do furacão Sandy pelo Caribe subiu para 41, com vítimas em Cuba, Haiti e Jamaica. Em seu percurso, o tornado danificou milhares de casas, inundou cultivos e derrubou árvores, causando alarme nos Estados Unidos.

O americano Centro Nacional de Furacões (CNH) advertiu que o furacão pode afetar diversas regiões do país causando, principalmente, fortes ventos e chuvas.

Leia mais: Caribe: número de mortes por furacão Sandy sobe para 21

Desta forma, o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência nesta sexta-feira.”Todos estamos tomando as maiores precauções”, afirmou em um comunicado no qual lembrou a experiência do furacão Irene durante o ano passado, que causou inundações e graves danos na região.

A prefeitura de Nova York e o estado vizinho de Nova Jersey também aumentaram os preparativos de alerta. Embora este furacão seja apenas de categoria 1, segunda-feira será um dia de maré alta e por isso existe o temor de que as fortes chuvas possam provocar inundações nas áreas baixas de Nova York e Nova Jersey, nas proximidades do rio Hudson.

Saiba mais: Furacão Sandy cruza a Jamaica e chega à costa de Cuba

O governador do estado da Virgínia, Bob McDonnell, também declarou estado de emergência. Em sua mensagem, ele advertiu que os ventos da tempestade podem derrubar árvores e causar blecautes em várias áreas e instou a população na região leste do estado a adquirir cobertores, água, alimentos enlatados “e outras provisões básicas”.

Eleições nos EUA – O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, cancelou um comício programado para domingo na cidade portuária de Virgínia Beach, no estado de Virgínia, diante da previsão da chegada do furacão Sandy à região. Sua equipe de campanha, no entanto, confirmou outros dois comícios que vão ser realizados ainda no domingo, ambos no mesmo estado.

No final de agosto deste ano, a passagem do furacão Isaac pela Flórida atrapalhou a convenção de seu partido, ocasião em que foi oficializado como postulante da legenda.

Caio Blinder: Isaac e Mitt na temporada de furacões e convenções

(Com Agência France-Presse, EFE e Reuters)