Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de mortos em explosão de mina chega a 166

Contagem é de autoridades da cidade de Manisa

(Atualizado às 22h30)

Autoridades da cidade de Manisa, no oeste da Turquia, afirmaram que o número de mortos na explosão e desabamento de uma mina de carvão já chega a 166. Já a agência turca para emergências, citada pela rede CNN, fala em setenta vítimas fatais.

Não está claro quantos operários estariam presos neste momento no interior da mina.

O ministro da Energia, Taner Yildiz, que no momento da explosão havia 787 mineiros dentro da mina e que pelo menos 363 conseguiram sair. “Tenho receio que o número de mortos possa aumentar”, reconheceu o ministro, que supervisiona a operação de resgate. “Primeiro temos de alcançar os trabalhadores no subsolo”, disse aos jornalistas. Segundo a imprensa local, a explosão aconteceu a cerca de 200 metros de profundidade, e a 2 quilômetros da entrada da mina.

Leia também

Desabamento em mina colombiana deixa três mortos e 25 pessoas soterradas

Deslizamento matou mais de 2.000 no Afeganistão

Segundo uma autoridade que trabalha no resgate, a espessa fumaça dificulta os esforços das equipes. O sindicalista Tamer Küçükgencay disse que as equipes de resgate estão lutando para apagar o fogo e bombear ar fresco para o interior da mina. “Estamos preocupados com os companheiros porque o fogo acabou com o oxigênio. Eles dispõem de máscaras de gás, mas elas têm uma duração limitada e talvez não seja suficiente”, advertiu.

O pior desastre em minas no país aconteceu em 1992, quando 270 mineiros morreram em um acidente perto da cidade de Zonguldak, próxima ao Mar Negro.

(Com agências Reuters e EFE)