Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Número de casos de variante do coronavírus dispara na China

Registro de pessoas contaminadas saltou de 45 para 181; surto já provocou três mortes

Por Redação
20 jan 2020, 11h04

O governo da China atualizou nesta segunda-feira, 20, os números do surto de pneumonia causada por uma variante do coronavírus. Os casos identificados na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia, saltaram de 45 para 181. Três mortes foram registradas, a última delas no domingo, e nove pessoas estão internadas em estado grave.

Novos casos surgiram em outras duas cidades, Pequim e Shenzhen. Coréia do Sul, Japão e Tailândia também já confirmaram casos em seus territórios.

Autoridades chinesas acreditam que o vírus começou a se espalhar em um mercado de peixes de Wuhan. Um estudo da instituição Análise Global de Doenças Infectuosas, sediada em Londres, estima que o número de pessoas contaminadas pode chegar a 1.700.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ainda não há evidências suficientes para avaliar a extensão da transmissão por contato humano. Segundo as autoridades em Wuhan, algumas das pessoas contaminadas não estiveram no mercado de peixes.

Continua após a publicidade

As autoridades chinesas correm contra o relógio para conter a transmissão do vírus antes do feriado do Ano Novo Lunar, que será comemorado no sábado, quando milhões de chineses viajam para o exterior.

Os Estados Unidos anunciaram que estão aumentando a fiscalização em seus aeroportos. É esperado que cerca de 5.000 pessoas cheguem ao território americano de Wuhan no feriado.

O temor é que o novo vírus repita a epidemia de 2002, quando a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) matou cerca de 800 pessoas e infectou outras 8.000 em diversos países da Ásia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.