Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo terremoto sacode o Japão e provoca alerta de tsunami

Pelo menos uma pessoa morreu, de acordo com a Prefeitura de Kumamoto, a principal cidade atingida pelo tremor

(Atualizado às 19h55)

Um forte terremoto atingiu áreas próximas à cidade de Kumamoto, no sul do Japão, um dia depois de outro tremor no país matar pelo menos nove pessoas. Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter teve epicentro a 10 quilômetros de profundidade – aconteceu na madrugada do sábado (13h25 desta sexta em Brasília). Pelo menos uma pessoa morreu, de acordo com a Prefeitura de Kumamoto.

Alguns minutos depois, dois novos abalos, de magnitudes 5.7 e 5.8, chacoalharam a região. As autoridades japonesas também emitiram um alerta de tsunami, que foi retirado menos de uma hora depois.

Leia também:

Forte terremoto no Japão deixa ao menos 9 mortos e 45 feridos

Forte terremoto atinge Afeganistão, Paquistão e Índia

As autoridades alertaram sobre danos numa região ampla, ao mesmo tempo que relatos chegavam de pessoas presas em construções derrubadas, de incêndios e falta de energia. Moradores de uma área perto de uma represa receberam autorização para deixar o local por conta do temor de que a represa pudesse ruir, disse a NHK, rede de rádio e TV japonesa. Um incêndio começou no que parecia ser um edifício de apartamentos na cidade de Yatsushiro, enquanto algumas pessoas estavam presas numa casa de repouso em Mashiki, de acordo com a NHK.

(Da redação)