Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Novo presidente tunisiano faz juramento na Assembleia Constituinte

Por Da Redação 13 dez 2011, 10h44

Túnis, 13 dez (EFE).- O novo chefe de Estado da Tunísia, Moncef Marzouki, prometeu nesta terça-feira que será ‘presidente de todos os tunisianos’ e que dará ‘tudo de si para melhorar a vida do povo’, durante um discurso pronunciado após prestar juramento na Assembleia Nacional Constituinte.

Marzouki, eleito presidente por proposta da maioria parlamentar na segunda-feira, jurou sobre o Corão e afirmou que ‘garantirá os interesses nacionais, do Estado, das Leis, e das instituições’ e que será fiel ‘aos mártires e aos objetivos da revolução’.

Na cerimônia, além dos 217 legisladores, estiveram presentes o primeiro-ministro em fim de mandato, Beji Caid Essebsi, e o chefe supremo das Forças Armadas, Rachid Ben Ammar, entre outras personalidades políticas da transição.

O novo presidente também se referiu à revolução, à pobreza, à emigração clandestina e ao desemprego, e prestou homenagem aos ‘mártires da revolução’.

‘Nossa missão é construir uma base sólida para consolidar uma sociedade plural e pacífica e evitar outra revolução e uma terceira constituinte’, acrescentou.

Marzouki afirmou também que a oposição ‘tem a responsabilidade de vigiar e criticar com um espírito honesto para que seja um componente da solução, e não do problema’.

O novo presidente, de 66 anos, foi eleito com 153 votos a favor, três contra, 44 votos em branco e duas abstenções, do total de 202 legisladores presentes na votação de segunda-feira.

Na quarta-feira, Marzouki deverá encarregar Hammadi Jebali, secretário-geral do Movimento Al Nahda, grande vencedor das eleições de 23 de outubro, da formação de um governo de transição. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade