Clique e assine a partir de 9,90/mês

Novo presidente búlgaro presta juramento no Parlamento

Por Da Redação - 19 jan 2012, 12h17

Sófia, 19 jan (EFE).- O presidente eleito da Bulgária, Rosen Plevneliev, e sua vice-presidente, Margarita Popova, fizeram nesta quinta-feira seu juramento no Parlamento em Sófia para assumir seus respectivos cargos no próximo domingo.

Após a cerimônia de juramento, Plevneliev, ex-ministro de Desenvolvimento do atual Governo de centro-direita, prometeu em discurso de 40 minutos que preservará a neutralidade da Presidência e afirmou que não participará de intrigas políticas.

‘Serei o presidente de todos os búlgaros, não importam suas convicções políticas, etnia ou religião. Minha causa é transformar a Bulgária em um país desenvolvido de nível médio’, afirmou.

Plevneliev assumirá oficialmente seu cargo no domingo, quando termina o mandato do atual presidente, Georgi Parvanov, em cerimônia com honras militares que será realizada no centro de Sófia e terminará com 21 salvas de canhões.

Continua após a publicidade

A Constituição búlgara atribui ao presidente funções protocolares e representativas, embora ele também seja o comandante supremo das Forças Armadas e tenha poderes para vetar em primeira instância leis aprovadas pelo Parlamento. EFE

Publicidade