Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo governo francês celebra seu primeiro conselho de ministros

Paris, 17 mai (EFE).- O novo governo francês realizou nesta quinta-feira no Palácio do Eliseu, em Paris, seu primeiro conselho de ministros, formado por 17 homens e 17 mulheres, nomeados ontem pelo primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault.

Esta é a primeira vez na história na França que os ministros são divididos igualmente entre homens e mulheres. A reunião foi presidida pelo presidente do país, François Hollande, e Ayrault, o que também foi um fato inédito: esta é a primeira vez que duas pessoas lideram o conselho.

Um dos primeiros pontos debatidos, conforme adiantou nesta quarta-feira Ayrault, foi uma diminuição de 30% dos salários de toda a equipe, medida divulgada por Hollande durante sua campanha.

A ministra dos Direitos das Mulheres, Najat Vallaud-Belkacem, disse que o Executivo já começou a trabalhar para adotar nas próximas semanas as promessas de campanha do presidente.

Ao longo da manhã, também foram mencionados os principais temas que centralizarão o trabalho do novo governo, como o ajuste das contas públicas num primeiro trimestre marcado pela estagnação e a reorientação da Europa.

O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, disse que é ‘profundamente europeu’ mas defendeu uma nova política para o continente, que fomente o emprego.

Já o ministro da Economia, Pierre Moscovici, citou a ‘reorientação da construção europeia’ como a principal de suas prioridades. EFE