Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Novo atentado contra xiitas no sul do Iraque deixa 30 mortos e 72 feridos

Por Da Redação 5 jan 2012, 10h35

Bagdá, 5 jan (EFE).- Ao menos 30 pessoas morreram e 70 ficaram feridas na explosão de uma bomba em Batha, perto de Nasiriyah (sul do Iraque), dirigida a um grupo de fiéis que seguiam para o santuário xiita de Karbala, informou a Polícia à Agência.

A explosão na estrada se soma à série de atentados que nesta manhã já causaram ao menos 23 óbitos em dois bairros xiitas de Bagdá.

O artefato explodiu ao lado de um posto da caravana de acompanhava os fiéis que iriam celebrar a festividade do ‘arbain’, o fim dos 40 dias de luto pela morte do imame Hussein, neto de Maomé e venerado pelo xiismo. No posto de atendimento havia comida e bebida para os fiéis.

O atentado ocorreu horas depois da explosão consecutiva de dois carros-bomba com 15 mortos e 31 feridos em um bairro majoritariamente xiita de Kazamiya, no norte de Bagdá.

Anteriormente, outras oito pessoas morreram no subúrbio da cidade de Sadr, de maioria xiita, quando dois explosivos foram detonados ao lado do grupo de trabalhadores.

Os atentados desta quinta-feira acontecem em um contexto de grave crise política entre os líderes da comunidade xiita, majoritária no país, e sunita, gerada depois da retirada do Iraque das tropas dos Estados Unidos.

A ordem de detenção emitida em dezembro contra o vice-presidente sunita do Iraque Tareq al Hashemi pela suposta vinculação com o terrorismo gerou conflito, agravado no último dia 26 por uma série de atentados contra xiitas que deixaram mais de 63 mortos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade