Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo apagão atinge Venezuela; governo fala em ‘ataque eletromagnético’

Grande parte do país, incluindo a capital Caracas, volta a sofrer com blecaute após queda generalizada de energia em março

Um novo apagão de energia elétrica de enormes proporções atingiu grande parte do território da Venezuela no final da tarde desta segunda-feira 22, incluindo a capital Caracas. O evento teve início as 16h45 (horário local). Ainda não há informações sobre a normalização do serviço no país.

Em nota, o governo de Nicolás Maduro disse que os primeiros indícios de investigação apontam para um “ataque eletromagnético” que atingiu o o sistema de geração hidrelétrica de Guayana, principal provedor de energia elétrica do país.

O ministro de Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, declarou que o governo trabalha em procedimentos para efetuar a reconexão do sistema para reativar o serviço de energia elétrica no menor tempo possível.

“Ativamos os mecanismos para atender as contingências no fornecimento de água potável, prestação de serviços de transporte e em nossos centros de saúde”, disse Rodriguez por meio do Twitter.

Em março, outro apagão resultou na queda do fornecimento de energia, na capital, Caracas, e em 22 dos 23 estados venezuelanos, deixando cerca de 90% do país sem energia.

(Com Agência Brasil)